3º BE Cmb realiza a apresentação do Estandarte Histórico
No dia 31 de março o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), Batalhão Conrado Bittencourt, apresentou o seu Estandarte Histórico ao efetivo incorporado no corrente ano.
O Estandarte Histórico do 3º BE Cmb foi criado pelo Decreto Presidencial nº 46.335, de 30 de junho de 1959, e tem por significado a evocação dos gloriosos feitos de que a Engenharia Militar brasileira participou durante a Campanha da Guerra do Paraguai.
Feito em um pano azul turquesa, com o símbolo da Unidade ao centro, em cima de uma faixa verde e amarela e entre duas faixas nas cores vermelha e azul celeste. O campo azul turquesa simboliza a arma de engenharia. As faixas em verde e amarelo são as cores nacionais. Já as faixas em azul celeste e vermelho são representativas do Exército Brasileiro.
No fundo em vermelho do distintivo da Unidade, ressaltam-se o castelo com o número 3, que identifica o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Conrado Bittencourt. As 8 estrelas em prata, que ladeiam o castelo, simbolizam as gloriosas ações de Conrado Bittencourt nas Batalhas de Tuiuti, Humaitá, Angustura, Chaco, Itororó, Havai, Campo Grande e Ilha da Redenção.
No fundo em azul do distintivo, vemos representado o Rio Aguado de prata, simbolizando o Rio Paraná com a Ilha daRedenção, onde a engenharia recebeu o seu batismo de fogo.
Neste ano, o Estandarte Histórico foi conduzido pelo 3º Sgt Vaz, contemplado com a nobre função de porta-estandarte do Batalhão. A leitura do histórico foi realizada pelo ST Radtke, Adjunto de Comando do 3º BE Cmb.
Fotos: ST Santos Melo e Sd Carlos
Redes Sociais