3º BE CMB REALIZA APRESENTAÇÃO DO ESTANDARTE HISTÓRICO Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3º BE CMB REALIZA APRESENTAÇÃO DO ESTANDARTE HISTÓRICO

3º BE CMB REALIZA APRESENTAÇÃO DO ESTANDARTE HISTÓRICO

"80 anos do início das operações da FEB no Teatro de Operações Europeu”

Cachoeira do Sul (RS) – no dia 5 de abril de 2024, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), Batalhão Conrado Bittencourt, realizou a apresentação do Estandarte Histórico do Batalhão ao efetivo incorporado no corrente ano.

O Estandarte Histórico do 3º BE Cmb foi criado pelo Decreto Presidencial nº 46.335, de 30 de junho de 1959, e tem por significado a evocação dos gloriosos feitos de que a Engenharia Militar brasileira participou durante a Campanha da Guerra do Paraguai.

Feito em um pano azul turquesa, com o símbolo da Unidade ao centro, em cima de uma faixa verde e amarela e entre duas faixas nas cores vermelha e azul celeste. O campo azul turquesa simboliza a arma de engenharia. As faixas em verde e amarelo são as cores nacionais. Já as faixas em azul celeste e vermelho são representativas do Exército Brasileiro.

No fundo em vermelho do distintivo da Unidade, ressaltam-se o castelo com o número 3, que identifica o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Conrado Bittencourt. As 8 estrelas em prata, que ladeiam o castelo, simbolizam as gloriosas ações de Conrado Bittencourt nas Batalhas de Tuiuti, Humaitá, Angustura, Chaco, Itororó, Havai, Campo Grande e Ilha da Redenção.
No fundo em azul do distintivo, vemos representado o Rio Aguado de prata, simbolizando o Rio Paraná com a Ilha da Redenção, onde a Engenharia recebeu o seu batismo de fogo.

Neste ano, o Estandarte Histórico foi conduzido pelo 3º Sgt KAUTZ, contemplado com a nobre função de porta-estandarte do Batalhão. A leitura do histórico foi realizada pelo ST TACIRAN, praça mais antiga do 3º BE Cmb.

"Honra, Glória e Tradição"

 


Fotos: 2º Sgt Pierre

registrado em:
Fim do conteúdo da página